21 de nov. de 2007

Intervalo Cultural.

1967.

Foi o ano em que John Coltrane, Che Guevara, Woody Guthrie, Vivien Leigh e René Magritte,Otis Redding e Edward Hopper morreram e Boris Becker, Julia Roberts, Nicole Kidman, Kurt Cobain e Noel Gallagher nasceram. Ano de mudança cultural e comportamental, que marcariam estes 40 anos que se seguiram.
Na música: Álbum de estreia do The Doors, The Velvet Undreground and Nico. The Piper At The Gates Of Dawn do Pink Floyd, Are You Experienced? de Jimi Hendrix, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos Beatles, Mr. Fantasy do Traffic e Janis Joplin, Jefferson Airplane, Frank Zappa e muitos outros. Vários gêneros musicais foram fundados influenciando até hoje a música pop.



No cinema: Chaplin realiza seu último filme, Blowup de Antonioni ganha o Fetival de Cannes, Belle de Jour de Louis Buñuel ganha o Festival de Veneza e A Primeira Noite de um Homem ganha o Oscar de melhor diretor.


No comportamento: Contracultura, movimento hippie, ativismo contra a guerra.
Na moda: Mini-saia, liberdade de vestir e Londres surge como novo centro da moda.




Na ciência: É formulado pela primeira vez o conceito do "buraco negro".
Nas artes: Pop art, op art, minimalismo e abstracionismo.

Victor Vasarely

Um ano criativo, agitado e que formulou mudanças sentidas até os dias de hoje. Não houve outro assim depois.

2 comentários:

Anônimo disse...

Se não levarmos em conta a popularização (burra) das artes, 1984 é outro grande marco. Tudo bem, tudo bem, 80ies, poluição visual, samplers, futurismo e bizarrices. Mas música, cinema e literatura não foram mais os mesmos depois de 84, han?
E as ombreiras!? hahahahahha

Anônimo disse...

Mas os 80 começaram em 1977. Never Mind the Bollocks foi lançado em 77, Chic, inauguração do Studio 54, Trans Europe Express - Kraftwerk e Embalos de Sábado à Noite. Quanto às ombreiras, não devemos nem lembrar.